segunda-feira, 1 de março de 2010

Endorfina

Quando praticamos exercícios físicos intensos nosso organismo produz um grupo de substâncias
que diminuem a sensibilidade à dor e provocam sensação de bem-estar. Estas substâncias são chamadas de endorfinas e são as amigas dos esportistas, pois após meia hora de corrida elas começam a agir. Muitas pessoas que enfrentam tratamentos doloridos contra o câncer ou sofrem de depressão são beneficiadas por elas se praticarem exercícios aeróbicos contínuos. Precisamos desse bem-estar para alcançarmos os objetivos propostos para o ano de 2010. Talvez alguns encontrem no chocolate um pouco dessa sensação boa de estar vivo, de relaxar quando todos ao redor estão tensos, ou simplesmente ter alegria para continuar vivendo.
Com o passar das horas as endorfinas vão embora e aparecem as dores musculares, mas com a prática isso vai mudando, e no dia seguinte continuamos nos sentindo bem. Ao comer muito chocolate, no dia seguinte nos resta o sentimento de culpa pela falta de domínio próprio.
O importante é encontrar aquilo que vai nos motivar a continuar vivos e ativos para honra do nosso Criador, que tudo providenciou para o nosso bem. Em filipenses 2:13 podemos ver que:
- ... Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.
Isso só acontecerá se sairmos de nosso comodismo e buscarmos o que Ele já nos preparou.

5 comentários:

  1. Graça e paz seja contigo minha Irmã Débora seja da parte de nosso senhor Jesus.
    Querida irmã fui informado pelo seu esposo Antonio sobre seu espaço, e quero felicita-la pela iniciativa, assim como o nosso querido Irmão Antonio esta sempre se deixando ser usado como voz em proclamar o evangelho de bom coração, escrevendo textos infinitamente enriquecedores para nós, fico muito feliz de encontrar mais um porto de segurança para aquele que navega por este mar virtual, as vezes com ocoração em prantos em busca de uma paragem solidária... tenho por certo no Senhor que aqui será e já é um espaço certo para a paragem...!!!
    Minha irmã voz deixo a paz de Cristo para ti e familia hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora. Passando por aqui de novo para aprender mais um pouquinho com vc. Você falou do chocolate e eu tenho que confessar que sou chocólatra, rsrs. A sensação de quando como é de imenso prazer e fico até egoista , não quero que ninguém me peça um pedaço e sinceramente como sem culpa, rsrs.
    Mas tenho aprendido também com vc a valorizar o que nos é benéfico , pois as vezes por tantos motivos deixamos de vivenciar momentos que Deus nos dá, coisas que Ele nos proporciona que muitas vezes por estarmos acomodados e centrados em coisas negativas perdemos o que Deus nos prepara de melhor todos os dias, né? VlW! Benção pura seu texto, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora. Passando para te parabenizar pelo seu dia. Que vc continue sendo esta mulher abençoada, continuando sempre a ser a edificadora e a coluna da sua casa, bj grande pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Débora, eu queria taaaaanto conseguir fazer exercícios físicos, mas algumas coisas me impedem...que pena!!!
    Mas, por outro lado, que bom que chocolate não faz parte dos meus melhores gostos e sensações - kkk.
    Querida, que hoje, 8 de Maio, as endorfinas derramadas do céu te encham de uma alegria que não passa nunca: a alegria do Espírito Santo.
    Feliz Dia Internacional da Mulher.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Débora, fico feliz em ler um blog cheio de endorfinas. Estamos vivendo dias tão tensos, palavras ácidas uns com os outros. Lemos e nosso coração dispara de raiva, revolta e dentro de nós brota o sentimento que estão fazendo na verdade do evangelho um mundo próprio onde o que vale é o bem estar mesmo que no outro dia custe a culpa, ou ás vezes nem isso, pois se confunde graça de Deus com a tirania dos homens. Partindo do pressuposto que em Cristo tenho por isso faço, não preciso fazer para ter seu amor, sua graça e sua paz. Querida que Deus continue cada dia mais te dando esse bálsamo de equilíbrio e parabéns pela sua linda família.

    Bjssssss millllllllll

    ResponderExcluir