quarta-feira, 14 de abril de 2010

Perguntas

Algumas perguntas e inquietações foram surgindo diante de situações e circunstâncias que não tinham respostas. Foram perguntas que me deixaram infeliz. Por que? Por que? Por que?
Como poderiam as pessoas simples entender e viver o evangelho se este era tão complexo?
Como pessoas que conhecem tanto de Deus e Sua Palavra não são libertas de seus medos mais íntimos?
Como o passado pode trazer tanto desgosto às pessoas, que elas ficam carregando pesos sem necessidade?
Se uma pessoa busca a aprovação e aceitação de seus pais e não as consegue é obrigada a viver mal o resto de sua vida?
Como ajudar aos outros se nem mesmo vencemos nossos problemas?
Por que não conseguimos avançar?
Pensando nisso e na situação familiar que é cheia de críticas e exigências, vendo que o que vivi estava sendo passado para meus filhos, questionei mais uma vez ao Senhor: - Por que tem de ser assim?
Creio que veio a resposta através de algo que aconteceu com Jesus.
Como na Bíblia fala claramente que nós quando cremos em Jesus e nos convertemos de nosso caminho egoísta e errado, somos aceitos por Deus como seus filhos adotivos e recebemos o Espírito Santo como selo. Saímos da morte para a vida. Nascemos espiritualmente! Então pensei:¨- Por que depois de receber esta dádiva tão grande, continuo numa vida tão restrita e condeno meus queridos a viverem infelizes. Como é possível tal coisa? Vivo sendo criticada, criticando e cada vez mais sem forças para reagir.
Lembrei do caso de um homem que já adulto buscou a aprovação de sua mãe na hora que ela estava nos últimos suspiros. Ele queria ouvir dela uma palavra de amor, mas só ouviu mais críticas e assim continuou sua vida miserável, se achando sem valor, por não ter achado em sua progenitora uma palavra de aprovação e nem um sentido para sua vida.
Buscamos esta aprovação de diversas pessoas, mas tudo parece sem valor se não ouvimos que somos amados por nossos pais.
Nos evangelhos vemos como o Pai celeste aprovou publicamente a pessoa de Jesus por ocasião de seu batismo. Depois na transfiguração mais uma vez o Pai fala de seu filho e que ele deve ser ouvido. É o melhor exemplo de como os pais devem agir com seus filhos. Aproveitar uma ocasião especial e dizer: - Este é meu filho amado que me orgulha muito! - Esta é minha filha amada que me dá muito orgulho!
Pode ser por ocasião do batismo ou outra situação qualquer. Também quando estamos em família ou a sós com eles, podemos dizer: - Você é meu filho(a) querido que me dá muita alegria.
Só pude pensar assim quando li esta passagem me colocando no lugar de Jesus e ouvindo meu Pai celeste falando:- Você é minha filha amada que muito me agrada.
Vi que Deus me ama e está me aprovando mesmo que eu seja imperfeita. Sou sua filha e sei que sou amada apesar de meus erros.
Isto é mais fácil sentir do que descrever. Creio que encontrei um outro sentido no meu relacionamento com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Louvado seja Deus. Que presente!!


6 comentários:

  1. Débora, fico muito feliz em ver esta sensibilidade em você.
    Agradeço a Deus por tê-la ao meu lado, por ver através dos anos a sua fidelidade a Ele e a todos nós.
    Agradeço ao Senhor porque os nossos filhos tem em você uma referência de alguém que ama a Deus, e a sua influência os tem norteado.
    Você é um exemplo para mim também, e é a minha esposa amada que me dá muito orgulho.
    Acredito que nenhum de nós recebeu amor suficiente de nossos pais, e também não demos aos nossos filhos, mas, as suas palavras são sábias e nenhuma desculpa ou dificuldade deve ser grande o suficiente que nos impeça de aprimorar os nossos relacionamentos em amor.
    Lindo texto.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    vim visitar seu espaço e já gostei.

    Eu tb vim de um lar que era cheio de críticas,não pelo lado de mãe, mas pelo lado de pai.Deus teve que quebrar isso na minha vida, pois passei grande parte dos meus dias achando que tudo o que eu fazia não era bom suficiente, era só uma obrigação. Isso se refletiu em perfeccionismo e acabei por esperar o mesmo das pessoas, colocando nelas assim, um fardo maior do que elas poderiam suportar.

    Esse post me fez vê que apesar das nossas imperfeições o nosso Pai e nos ama, e que precisamos exercer da mesma miserícórdia e graça com as pessoas que estão ao nosso redor.

    Tenha um fds abençoado!

    ResponderExcluir
  3. Gilsey, bom que você veio repartir um pouco de sua experiência. Louvado seja Deus por nos dar a vitória. Abraços. Muitas bençãos prá você também.

    ResponderExcluir
  4. Após a conversão passamos por situações, no dia a dia, que nos deixam intrigados, queriamos que tudo fosse perfeito, bonito, sem conflitos. Mas, ao surgir as tribulações, as enfermidades, os desentendimentos... perguntamos? Se os caminhos de Deus valem a pena???? Conclusão: Só Deus é perfeito; nós, e muito menos a nossa vida diária é perfeita, pois, se não fosse assim, estaria tudo se igualando com o Deus, Perfeito e Inigualável. Só podemos aceitar certas coisas, como sendo os propósitos de Deus para a nossa vida. Mas, temos que tomar cuidado, para não pensarmos que estamos dentro dos planos de Deus, quando pelo contrário, estamos enganosamente seguindo nossos caminhos. Muitas vezes, nas agruras da vida, nós é que somos os culpados, não adianta transferir a culpa para Deus, ou nos resignarmos dizendo que tudo é pela vontade Dele. Precisa haver sintonia da nossa vida com a Vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Marçal, por isso devemos nos gloriar e agradecer por sermos fracos para que o poder de Deus se manifeste em nós.

    ResponderExcluir
  6. A paz,
    Passei pra dar uma olhada e gostei muito do blog.
    Já estou seguindo.
    Se der, dá uma olhada lá no "O Pastor".

    ResponderExcluir